
A 22ª Semana do Pescado será lançada nesta segunda-feira (1º), às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O evento é promovido pela Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de MS e foi proposto pela Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca, coordenada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis.

Segundo Mara Caseiro, a iniciativa é uma oportunidade para dar visibilidade ao setor. “A Semana do Pescado representa uma oportunidade significativa para evidenciar a força e o potencial da cadeia produtiva em Mato Grosso do Sul. Nosso compromisso é fortalecer o setor, ampliar o consumo e promover a geração de emprego e renda para os sul-mato-grossenses”, afirmou.
Debate e conhecimento técnico
A programação de abertura contará com a palestra “O Impacto Econômico Positivo na Vacinação de Peixes em Mato Grosso do Sul”, ministrada pelo técnico em aquicultura e coordenador da Cadeia de Piscicultura da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Tony Mauro Gomes do Nascimento.
O encontro busca reunir representantes do setor público e privado para discutir os principais desafios e oportunidades do mercado, além de apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da atividade.
Campanha nacional
Realizada de 1º a 15 de setembro, a Semana do Pescado promove anualmente uma campanha de incentivo ao consumo de produtos da pesca e aquicultura em todo o Brasil. O objetivo é estimular a demanda, fortalecer a cultura do consumo de pescado e valorizar a cadeia produtiva, que envolve desde a criação até a comercialização.
Em Mato Grosso do Sul, a edição de 2025 reforça esse compromisso, com foco na inovação tecnológica, sustentabilidade e ampliação de mercados.
Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no site oficial da Semana do Pescado.
