segov dengue
FOLCLORE EDUCACIONAL

Novo livro da ALEMS celebra o folclore regional com atividades lúdicas e culturais

"Turma do Folclore em: Baile da Bicharada" é o décimo título da coleção "Cidadania é o Bicho" e foi lançado em evento cultural em Dourados.

2 setembro 2025 - 16h20Fabiana Silvestre e Aline Kraemer
Participantes da oficina cultural em Dourados, interagindo com o novo livro da ALEMS e aprendendo sobre o folclore regional.
Participantes da oficina cultural em Dourados, interagindo com o novo livro da ALEMS e aprendendo sobre o folclore regional. - Foto: Reprodução
ENERGISA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu mais um passo na promoção da educação e cidadania com o lançamento de seu mais recente livro infantojuvenil, “Turma do Folclore em: Baile da Bicharada”, no último dia 22 de agosto, em Dourados. O evento, realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Sul, em comemoração ao Dia do Folclore, contou com atividades culturais e educativas para integrar crianças, jovens e adultos na valorização do folclore regional e na preservação da identidade cultural local.

Canal WhatsApp

O livro, escrito pela jornalista Aline Kraemer, faz parte da coleção “Cidadania é o Bicho”, da ALEMS, e traz de maneira lúdica o Bicho-homem Pé-de-Garrafa, uma figura do folclore pantaneiro. Na história, o personagem, inicialmente temido, é convidado para um animado baile no Pantanal, promovendo uma reflexão sobre amizade, superação de medos e a valorização da cultura regional.

A ação no CTG reuniu cerca de 40 integrantes da entidade, que participaram de leitura, desenhos e atividades relacionadas ao personagem do folclore. A oficina também incluiu atividades lúdicas, como cruzadinhas, que buscaram despertar o interesse dos participantes pelo folclore brasileiro e pela identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A obra infantojuvenil desperta a curiosidade pela cultura pantaneira

Katharine Pederiva, 1ª Prenda do CTG Querência do Sul, foi a responsável pela organização da oficina cultural e destacou a importância de valorizar as lendas regionais, que, muitas vezes, ficam esquecidas. “Precisamos levar as lendas e mitos de Mato Grosso do Sul, como o Pé-de-Garrafa, o Minhocão e o Mar de Xaraés, para os CTGs e para as crianças de hoje”, disse ela, ressaltando a necessidade de ensinar as novas gerações sobre o folclore local.

O patrão Maickon Decian também comentou a relevância da ação: “É fundamental que as crianças vivenciem essas tradições para que nossa cultura não se perca com o tempo. Atividades como essas fortalecem o vínculo entre as gerações e mantêm viva a essência cultural”, afirmou.

“Cidadania é o Bicho” é uma coleção que vai além da literatura, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes para questões como preservação ambiental, saúde mental, igualdade de gênero e outros temas importantes da atualidade. Além de “Baile da Bicharada”, títulos anteriores abordaram temas como abuso infantil, racismo, violência contra a mulher e a valorização do folclore regional.

As publicações são disponibilizadas gratuitamente no site da ALEMS, permitindo que o conteúdo educativo chegue a mais pessoas e inspire ações de cidadania e educação por todo o Estado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop