TCE
CRIAÇÃO DE COMENDA

Resolução cria comenda que reconhece trabalho das Filhas de Jó

Honraria anual será concedida a até sete integrantes da organização por serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense

7 agosto 2025 - 17h31Aline Kraemer
Para o deputado Zé Teixeira, a criação da comenda é uma forma de reconhecer a contribuição da instituição na formação de jovens sul-mato-grossenses
Para o deputado Zé Teixeira, a criação da comenda é uma forma de reconhecer a contribuição da instituição na formação de jovens sul-mato-grossenses - (Foto: Wagner Guimarães)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) oficializou nesta quinta-feira (7) a criação da Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional, homenagem que será entregue anualmente a membros da instituição paramaçônica que se destacarem por ações sociais e valores de fraternidade e cidadania no estado.

Canal WhatsApp

A medida está prevista na Resolução 9/2025, assinada pela Mesa Diretora da Casa e publicada no Diário Oficial da ALEMS. A proposta é de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente do Legislativo, que também foi o autor da lei que criou o Dia Estadual das Filhas de Jó Internacional, celebrado em 9 de março.

Segundo o texto, a comenda poderá ser concedida a até sete pessoas por ano — entre lideranças juvenis e adultas da organização — indicadas pelo Conselho Guardião Jurisdicional ou pelo Grande Conselho Guardião das Filhas de Jó de Mato Grosso do Sul. A entrega da honraria ocorrerá em sessão solene, preferencialmente na mesma semana do Dia Estadual da instituição.

Zé Teixeira explicou que as Filhas de Jó Internacional estão presentes no estado desde o ano 2000, com a instalação do Bethel nº 01 em Campo Grande. Atualmente, nove unidades (Betheis) da organização atuam em Mato Grosso do Sul.

A instituição é voltada para meninas de 10 a 20 anos e tem como pilares o desenvolvimento moral e espiritual, a reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, o amor à Pátria e o compromisso com o serviço comunitário.

“É um trabalho de base muito importante, que forma lideranças femininas desde cedo, com valores sólidos e dedicação ao voluntariado. O reconhecimento é mais do que merecido”, destacou o parlamentar.

A Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional será entregue a integrantes que se destacarem por ações sociais e atividades promovidas no estado, alinhadas aos princípios da organização — como fraternidade, espiritualidade, ética, filantropia e engajamento comunitário.

A criação da homenagem também tem o objetivo de ampliar a visibilidade do trabalho realizado pelas jovens integrantes da ordem, fortalecendo o papel das mulheres jovens na sociedade e incentivando o voluntariado entre adolescentes

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop