
Saiba Mais
Na manhã de uma segunda-feira que prometia ser apenas mais um dia comum no calendário político de Mato Grosso do Sul, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo se tornou o palco de uma promessa ambiciosa para a saúde pública do estado. Com um investimento robusto de R$ 14 milhões, o programa APS Digital foi lançado, prometendo levar tecnologia de ponta para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que, até então, vinham enfrentando as dificuldades do cotidiano com pouco mais do que pranchetas e canetas.

Lá estava Paulo Corrêa, 1º secretário da Assembleia Legislativa e um dos veteranos da política local, representando a ALEMS. Em seu discurso, Corrêa não escondeu o entusiasmo com a iniciativa. “Quanto mais investimentos na saúde da família, menos sobrecarregadas serão as unidades de saúde,” afirmou o deputado, pontuando o óbvio que muitas vezes passa despercebido: que o fortalecimento da atenção básica é a chave para evitar o caos nas emergências e nas filas dos hospitais.
O APS Digital, que promete equipar os agentes de saúde de todo o estado com tablets e celulares, é mais do que uma atualização tecnológica. Para Corrêa, é uma tentativa de modernizar a base da pirâmide do Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos dispositivos, explicou ele, permitirão que os profissionais registrem e analisem dados de saúde em tempo real, melhorando o planejamento das ações e, em última análise, o atendimento à população.
Mas Corrêa foi além da tecnologia e lembrou dos protagonistas dessa história: os próprios agentes comunitários. “Esses equipamentos são fundamentais para que os profissionais que estão na linha de frente possam desempenhar suas funções com maior eficiência e precisão, impactando diretamente na saúde das famílias sul-mato-grossenses,” afirmou, destacando a importância de valorizar quem, de fato, coloca a mão na massa.
O deputado também aproveitou o momento para reconhecer o trabalho do governador Eduardo Riedel e do secretário de Saúde, Maurício Simões, por liderarem a iniciativa, mas fez questão de direcionar seus elogios mais calorosos aos agentes de saúde. “Os maiores parabéns vão, sem dúvida, para os profissionais da atenção básica que estão diariamente nas ruas, visitando as famílias, e garantindo que a saúde pública funcione,” disse Corrêa, com o tom de quem sabe que, no final das contas, são esses trabalhadores que carregam o peso da saúde pública nos ombros.
O lançamento do APS Digital marcou mais um capítulo na trajetória de um estado que busca se modernizar sem perder de vista as realidades locais. Para Paulo Corrêa, a iniciativa não é apenas uma questão de progresso, mas de necessidade: uma tentativa de garantir que, mesmo nos rincões mais distantes do Mato Grosso do Sul, a saúde pública seja sinônimo de eficiência e qualidade.
