
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), publicou nesta segunda-feira (29) uma foto ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes da posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Alcolumbre e Motta haviam divergido na última semana sobre a PEC da Blindagem, que visava proteger parlamentares de processos e prisões. A proposta foi aprovada na Câmara em 16 de setembro, mas, após repercussão negativa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou o texto, levando Alcolumbre a arquivar a matéria.
O arquivamento gerou constrangimento para a Câmara, com deputados reclamando que a Casa ficou sozinha com a impopularidade do projeto e que Alcolumbre descumpriu um acordo para dar celeridade à PEC. Por outro lado, senadores negam que tenha havido qualquer “traição”.
Em sua publicação no Instagram, Alcolumbre destacou o encontro de forma amistosa: “Já no STF, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, meu amigo Hugo Motta, para a posse do ministro Edson Fachin na Presidência da Corte”.
