Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
01 de fevereiro de 2026 - 18h47
POLÍTICA

Alckmin participa da inauguração de comunidade terapêutica na Ceilândia

Nova unidade da Fazenda da Esperança começa a funcionar após missa e vai atender dependentes químicos

1 fevereiro 2026 - 17h30Renan Monteiro
Geraldo Alckmin participa da inauguração da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês, na Ceilândia.
Geraldo Alckmin participa da inauguração da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês, na Ceilândia. - Foto: Cadu Gomes / VPR/ABrasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou neste domingo da inauguração de uma comunidade terapêutica na Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. A cerimônia marcou o início das atividades da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês, espaço voltado ao acolhimento voluntário de dependentes químicos.

Canal WhatsApp

A abertura da unidade foi precedida por uma missa celebrada pelo arcebispo Fernando Guimarães. Após a celebração religiosa, organizadores e participantes destacaram o papel das políticas públicas e de iniciativas sociais no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ligada a causas sociais, a segunda-dama Lu Alckmin também acompanhou a cerimônia. O evento contou ainda com a presença de representantes de parlamentares do Distrito Federal, entre eles assessores da senadora Damares Alves (Republicanos), da deputada federal Bia Kicis (PL) e do senador Izalci Lucas (PL).

A Fazenda da Esperança atua como espaço de acolhimento para pessoas que buscam tratamento contra a dependência química de forma voluntária. A unidade inaugurada na Ceilândia amplia a rede de atendimento desse tipo no Distrito Federal, integrando iniciativas religiosas, sociais e de apoio comunitário.

Durante o evento, houve manifestações de agradecimento ao governo federal, a parlamentares e também elogios à atuação do Governo do Distrito Federal no apoio a ações voltadas à recuperação e reinserção social de dependentes químicos.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o governo federal mantém atualmente cerca de 600 comunidades terapêuticas contratadas em todo o país, oferecendo aproximadamente 16 mil vagas. O ministro da pasta, Wellington Dias, que também esteve presente na inauguração, afirmou que o repasse federal gira em torno de R$ 280 milhões por ano para essas unidades.

De acordo com o ministro, o investimento corresponde a cerca de R$ 1.200 mensais por pessoa atendida nas comunidades terapêuticas conveniadas, reforçando a estratégia do governo de apoiar iniciativas voltadas ao cuidado, tratamento e reintegração social de dependentes químicos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop