
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o governo brasileiro está “otimista” após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Foi muito boa a conversa, melhor do que nós esperávamos. Então, estamos muito otimistas de que a gente vai avançar”, disse Alckmin a jornalistas.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula pediu a Trump a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e o fim das restrições aplicadas contra autoridades nacionais.
O vice-presidente também relatou que Lula defendeu a revisão das sanções impostas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “O presidente Lula colocou que as sanções aos ministros não são justas e que isso também deveria ser rediscutido”, afirmou.
Embora ainda não haja uma nova reunião marcada, Alckmin informou que as conversas devem prosseguir entre ministérios e que Lula e Trump trocaram telefones pessoais para facilitar o diálogo.
Segundo o Planalto, os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu uma reunião durante a Cúpula da Asean, na Malásia, reiterou o convite para que Trump participe da COP-30, em Belém (PA), e manifestou disposição para viajar aos Estados Unidos.
