
Durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o Brasil superou uma tentativa de golpe e se fortaleceu democraticamente. Alckmin destacou que a democracia é um valor civilizatório essencial para a convivência humana e fundamental para o desenvolvimento com inclusão.

“Só ela garante desenvolvimento com inclusão”, disse o vice-presidente, enfatizando a importância de se preservar os princípios democráticos para o progresso social e econômico do país.
Reflexão sobre a democracia no contexto atual
Alckmin não fez menção direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ao se referir ao período pós-eleitoral e à tentativa de desestabilização da ordem democrática, o vice-presidente afirmou que o Brasil superou desafios significativos para reforçar sua democracia.
Prisão domiciliar e medidas cautelares
Na segunda-feira, 4, o Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Alexandre de Moraes, decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, por descumprir medidas cautelares anteriormente impostas. As restrições, que fazem parte do inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e apura crimes relacionados a tentativas de obstrução de investigações e ameaças à democracia, incluíam o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de utilização das redes sociais.
