Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
02 de fevereiro de 2026 - 09h01
maracaju
POLÍTICA MUNICIPAL

Adriane Lopes abre trabalhos da Câmara e veto à taxa do lixo entra na pauta da semana

Prefeita participa de sessão solene nesta segunda e vereadores analisam veto do Executivo já na terça-feira

2 fevereiro 2026 - 07h41Maria Edite Vendas
Prefeita Adriane Lopes participa da sessão solene que marca a abertura dos trabalhos da Câmara de Campo Grande em 2026.
Prefeita Adriane Lopes participa da sessão solene que marca a abertura dos trabalhos da Câmara de Campo Grande em 2026. - (Foto: Izaias Medeiros)

A semana começa com movimentação no Legislativo de Campo Grande. A prefeita Adriane Lopes (PP) participa, nesta segunda-feira (2), da sessão solene que marca a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal em 2026. A cerimônia está prevista para ocorrer pela manhã e dá início oficialmente às atividades parlamentares após o recesso.

Canal WhatsApp

A convocação dos vereadores foi publicada no Diário Oficial do Legislativo no último dia 26 de janeiro. Conforme o documento, a prefeita deve apresentar uma mensagem institucional com um panorama da situação atual do município, tradição que marca o início do ano legislativo.

Os parlamentares estavam em recesso desde dezembro, período em que realizaram apenas uma sessão extraordinária. Na ocasião, foi aprovado um projeto de lei que previa o aumento da taxa de lixo em Campo Grande. A proposta, no entanto, acabou vetada pelo Executivo municipal.

O veto da prefeita já entra na pauta da primeira sessão ordinária do ano, marcada para esta terça-feira (3). Será nesse encontro que os vereadores decidirão se mantêm ou derrubam a decisão do Executivo.

Apesar de o projeto ter sido aprovado anteriormente com 20 votos favoráveis, o cenário agora é de incerteza. Conforme apuração do Jornal Midiamax, parte dos vereadores que apoiaram o texto na sessão extraordinária admite a possibilidade de mudar de posição. Enquanto alguns defendem a derrubada do veto, outros afirmam que ainda avaliam qual seria o melhor caminho para o município.

A análise do veto promete ser o primeiro embate político relevante do ano na Câmara e deve indicar como será a relação entre o Legislativo e o Executivo ao longo de 2026.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop