
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro, o segundo escalão do carnaval carioca, após a apuração das notas do Grupo Especial realizada nesta Quarta-Feira de Cinzas (18). A Unidos do Viradouro conquistou o título com enredo em homenagem ao mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça.
A escola de Niterói chamou atenção ao homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile realizado no último domingo (15), na Marquês de Sapucaí. A apresentação teve grande repercussão por incluir elogios ao petista e críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seus apoiadores, retratados como “conservadores enlatados”, além de uma alegoria que mostrava Bolsonaro como um palhaço atrás de grades.
Apesar da visibilidade, a escola ficou atrás das demais agremiações em todos os quesitos avaliados pelos jurados. A menor pontuação foi registrada em fantasias. O enredo — intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” — foi o pior avaliado entre as 12 escolas do Grupo Especial. A agremiação também teve desempenho inferior em alegorias e adereços, bateria, além do quesito mestre-sala e porta-bandeira.
O desfile foi alvo de ações judiciais movidas por partidos de oposição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou pedido do Partido Novo que tentava barrar a apresentação sob a alegação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder.
A Corte entendeu que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes da ocorrência dos fatos e da formalização de eventual candidatura. Ainda assim, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o caso parecia um “cenário de areia movediça” e ressaltou que a decisão não representava um “salvo-conduto” para eventuais irregularidades.
“Não pode haver propaganda eleitoral antecipada. O tribunal é claro. (...) Hoje, consideramos a falta de requisitos legais, por isso indeferimos a liminar, mas a Justiça eleitoral não está dando salvo-conduto para quem quer que seja”, declarou.
Entre os pontos mais criticados por adversários políticos estiveram alegorias com o número “13”, associado ao PT nas urnas, e a presença de Lula na Sapucaí para cumprimentar integrantes da escola.
Até o momento, não há registro de novas ações no sistema da Justiça Eleitoral relacionadas ao desfile.
O rebaixamento representa um revés para a escola e também para a estratégia política que buscou capitalizar a homenagem ao presidente em pleno ano eleitoral. Foi a primeira vez que uma escola do Grupo Especial homenageou um presidente em exercício e candidato à reeleição.
No enredo, a Acadêmicos de Niterói contou a trajetória de Lula desde a migração para São Paulo, sua atuação como líder sindical e a chegada à Presidência, destacando programas sociais e críticas a opositores.
Com o resultado, a escola disputará a Série Ouro no próximo carnaval, enquanto a Viradouro celebra mais um título no Grupo Especial.
