senai
COSTA RICA X OPERÁRIO

VÍDEO: Árbitro é vítima de racismo durante partida de futebol em MS

O caso aconteceu no jogo entre CREC e Operário no último dia 3. Por meio de nota, o CREC lamentou o ocorrido e divulgou uma nota de repúdio, afirmando que o envolvido foi afastado do clube

13 março 2024 - 17h00Carlos Guilherme
Crime aconteceu uma partida contra o Operário
Crime aconteceu uma partida contra o Operário - (Foto: Reprodução)

Durante a nona rodada do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A, o árbitro Rosalino Francisco Sanca, que atuou no jogo entre Costa Rica Esporte Clube (CREC) e o Operário Futebol Clube, foi alvo de ofensas racistas. O crime aconteceu no dia 3 de março.

Canal WhatsApp

A situação foi filmada por algumas pessoas no local, que registraram o momento em que o médico do Costa Rica chamou Rosalino de "neguinho" após o árbitro pedir que ele retirasse de uma área restrita à arbitragem. No vídeo, é possível ver várias pessoas ofendendo o profissional antes do termo racista.

Rosalino, após ser informado sobre as ofensas registradas, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol. Por meio de nota divulgada hoje (13), o CREC lamentou o ocorrido e divulgou uma nota de repúdio, afirmando que o médico foi afastado do clube.

"A diretoria do Costa Rica Esporte Clube, ciente da gravidade das acusações feitas na partida contra o Operário no último dia 3 de março, vem através deste, informar que está tomando as devidas providências em relação ao caso e que está colaborando com todas as autoridades responsáveis para que o mesmo seja esclarecido o mais rápido possível através das investigações já em caminho", diz a nota.

O clube ainda reforçou que o homem presta serviços desde o início da atual gestão do CREC, e que anteriormente nenhum caso do tipo havia sido registrado. "Reiteramos ser totalmente contra qualquer ato racista, e que faremos todos os esforços possíveis para que esse tipo de comportamento seja extinto da nossa sociedade", conclui.

Nota divulgada nesta tarde (13) - (Foto: Reprodução)

O episódio foi classificado como injúria racial, um crime que leva em consideração a raça, cor, etnia ou origem da vítima, e agora será investigado. Confira o vídeo:

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop