
Na noite do último sábado, 2, um grupo formado por pelo menos quinze criminosos armados invadiu um condomínio no bairro Indianópolis, na região de Moema, zona sul de São Paulo, e realizou um assalto violento, levando pertences, dinheiro e um veículo. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo registrou a ocorrência por volta das 23h, na Alameda dos Anapurus.

Ação coordenada e uso de controle remoto
De acordo com o relato das vítimas, com idades entre 18 e 63 anos, os criminosos usaram máscaras, luvas e armas de fogo para render os moradores. Eles acessaram o condomínio utilizando um controle remoto que foi cadastrado para um dos apartamentos, facilitando a entrada. "Os bandidos renderam o porteiro, desligaram as câmeras de segurança e aguardaram a chegada dos moradores para abordá-los", informou a SSP.
Roubo de pertences e tentativa de transferência via PIX
Uma vez dentro dos apartamentos, os criminosos obrigaram os moradores a entregar celulares, joias, relógios, dinheiro, talões de cheques, um capacete e até um veículo Fiat Argo preto. Durante a ação, os assaltantes exigiram que as vítimas fizessem transferências de valores via PIX, mas as transações não foram concluídas.
Rastro de crimes e investigação em andamento
Após a fuga, a quadrilha descartou alguns celulares dos moradores na Avenida Interlagos, onde a Polícia Militar localizou nove aparelhos e uma luva preta, que provavelmente pertenciam aos criminosos. A investigação segue sob responsabilidade do 27º Distrito Policial (Ibirapuera), que requisitou perícia no local do crime. O caso foi registrado como roubo e está em andamento.
Alta na criminalidade na região
O incidente gerou preocupação em relação ao aumento da criminalidade na região. Segundo o Radar da Criminalidade do Estadão, a Alameda dos Anapurus teve um aumento de 6,3% nos registros de crimes, com destaque para o roubo de celulares, que registrou oito ocorrências em junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
