Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de fevereiro de 2026 - 18h40
MEIO AMBIENTE

PRF e Ibama apreendem carga de madeira irregular na BR-163 em Rio Brilhante

Fiscalização identificou divergências em documentos e suspeita de extração ilegal no Pará

9 fevereiro 2026 - 16h50Douglas Vieira
Carga de madeira sem licença ambiental foi apreendida pela PRF e pelo Ibama na BR-163, em Rio Brilhante.
Carga de madeira sem licença ambiental foi apreendida pela PRF e pelo Ibama na BR-163, em Rio Brilhante. - Foto: Divulgação

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso resultou na apreensão de uma carga de madeira transportada sem licença ambiental válida, na BR-163, em Rio Brilhante. A abordagem ocorreu durante fiscalização a um caminhão conduzido por um homem de 35 anos.

Canal WhatsApp

Durante a verificação, o motorista informou que transportava cerca de 50 metros cúbicos de madeira serrada, com origem declarada no município de Santa Carmem, em Mato Grosso, e destino final em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ele apresentou nota fiscal e Guia Florestal emitidas no estado de Mato Grosso.

No entanto, a análise inicial dos documentos levantou suspeitas. Segundo a PRF, foram identificadas divergências nas datas, nas espécies de madeira declaradas e na origem da carga, além de inconsistências nas informações repassadas pelo condutor sobre o local e a data do carregamento.

Em consulta aos sistemas fiscais, os policiais constataram ainda que o caminhão esteve no estado do Pará após a emissão da nota fiscal apresentada, o que reforçou a suspeita de irregularidade. A fiscalização também identificou diferenças entre as espécies de madeira efetivamente transportadas e aquelas descritas na documentação, além de erro no nome científico de uma das espécies listadas.

Diante dos indícios, as equipes concluíram que os documentos poderiam ser falsos e que a madeira teria sido extraída de forma ilegal no estado do Pará. Além da infração ambiental, outra irregularidade foi constatada durante a abordagem: a análise do tacógrafo apontou que o motorista dirigiu durante a madrugada sem cumprir o período mínimo de descanso exigido pela legislação de trânsito.

O caminhão e toda a carga de madeira foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público em Rio Brilhante, que ficará responsável pela adoção das medidas cabíveis.

Conforme informou o Ibama, após a conclusão dos trâmites legais, a madeira apreendida deverá ser destinada à doação para uma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop