
Na manhã de hoje (5), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), em uma operação conjunta com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, representada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP) e a patrulha ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), autuou quatro indivíduos em flagrante pelo crime de poluição ambiental, conforme previsto no artigo 54 da Lei 9.605/1998, com pena de 1 a 5 anos de prisão. Os suspeitos foram detidos devido ao descarte irregular de resíduos sólidos em via pública.

O incidente ocorreu na Rua Evelina Selingardi Figueiredo, próxima ao aterro Dom Antonio, região onde os suspeitos residem. Eles abordavam caminhões e outros veículos, pedindo para que os motoristas despejassem lixo e materiais inservíveis naquele local. O objetivo dos detidos era fazer a triagem do que poderia ser reaproveitado e deixavam o restante no local, sem o devido tratamento.

O proprietário da residência e dois indivíduos que moravam com ele e auxiliavam na triagem dos materiais foram detidos. Na casa vizinha, outro homem foi preso por ocupar irregularmente área pública e armazenar material degradante. Todos foram conduzidos à DECAT, onde foram presos em flagrante e ficaram à disposição da Justiça. Durante a diligência, foi constatado que um dos autuados já estava evasivo do sistema prisional.
Segundo informações da equipe de limpeza coordenada pela prefeitura, já pela manhã, aproximadamente 266m³ de resíduos poluentes foram retirados do local, o equivalente a dezenove caminhões de lixo.
