
Saiba Mais
- OPERAÇÃO LESA PÁTRIA
Polícia Federal intensifica Operação Lesa Pátria com mandados em Mato Grosso do Sul e outros estados
- POLÍTICA
PF faz nova fase da Operação Lesa Pátria e prende oito por suspeita de financiar 8 de janeiro
- OPERAÇÃO LESA PÁTRIA
PF deflagra 14ª fase da Operação Lesa Pátria
- ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS
Na 12ª fase da Operação Lesa Pátria, PF prende major por 'omissão' ante 8 de janeiro
Nesta terça-feira (05), a Polícia Federal realiza mais uma fase da Operação Lesa Pátria, em Mato Grosso do Sul, além de outros seis estados brasileiros.

Objetivos e alcance da operação
A operação tem o objetivo de identificar e deter pessoas responsáveis por financiar e incitar os eventos violentos de 8 de janeiro deste ano em Brasília, quando houve invasão ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
Foram expedidos 53 mandados de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal Federal, sendo dois deles em Mato Grosso do Sul. Os outros mandados se distribuem entre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.
Impacto financeiro
A operação também envolveu a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Os prejuízos ao patrimônio público, decorrentes dos atos de violência, são estimados em cerca de R$ 40 milhões.
Crimes investigados
Os crimes investigados vão desde a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado até dano qualificado, associação criminosa e incitação ao crime. Até o momento, a Operação Lesa Pátria já resultou em 78 mandados de prisão cumpridos, 277 mandados de busca e apreensão realizados e 17 inquéritos policiais instaurados.
A operação é agora considerada permanente e será atualizada periodicamente quanto ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
