Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de dezembro de 2025 - 10h23
sesi
TRÁFICO DE DROGAS

Polícia Civil de MS incinera 84 toneladas de drogas em ação conjunta com três estados

Ação faz parte da Operação Codesul II, que eliminou 114 toneladas de entorpecentes em toda a região Sul e Centro-Oeste

9 dezembro 2025 - 09h10Iury de Oliveira
Mato Grosso do Sul foi responsável por 84 das 114 toneladas de drogas incineradas durante a Codesul II
Mato Grosso do Sul foi responsável por 84 das 114 toneladas de drogas incineradas durante a Codesul II - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

Saiba Mais

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul participou, ao lado das forças policiais de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, da Operação Codesul II, que resultou na incineração de 114 toneladas de drogas. Somente o MS foi responsável pela destruição de 84 toneladas de entorpecentes, o maior volume entre os quatro estados envolvidos.

Canal WhatsApp

A operação tem como foco o enfrentamento integrado ao tráfico de drogas, especialmente o que parte da região de fronteira com países vizinhos. A incineração envolveu a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e diversas unidades do interior do estado.

A capital Campo Grande, por meio da DENAR, eliminou 13 toneladas de entorpecentes. No interior, os maiores volumes foram registrados nos municípios de Amambai (10,4 toneladas), Ponta Porã (11 toneladas), Aparecida do Taboado (7 toneladas), Dourados (3,4 toneladas), Maracaju (2,3 toneladas) e Eldorado (3 toneladas).

Chapadão do Sul contribuiu com 327 kg; Três Lagoas, com 410 kg; Inocência, com 128 kg; e Bela Vista, com 405 kg. Somadas às demais delegacias, essas apreensões totalizaram as 84 toneladas incineradas no estado.

Dados dos demais estados

  • Paraná: 17 toneladas incineradas

  • Rio Grande do Sul: 12 toneladas

  • Santa Catarina: 581 kg

Segundo a Polícia Civil, a maior parte das drogas destruídas no Mato Grosso do Sul era composta por maconha, proveniente das apreensões feitas em ações contra o tráfico nas regiões de fronteira.

Integração entre estados é foco da Codesul II - A Operação Codesul II tem como objetivo fortalecer a articulação entre as Polícias Civis da Região Sul e Centro-Oeste para impedir que entorpecentes circulem pelo país a partir das rotas de fronteira. A incineração das drogas é uma das etapas do trabalho repressivo, que também inclui a identificação de organizações criminosas, transporte e armazenamento dos entorpecentes.

De acordo com a instituição, ações como essa reforçam o compromisso com a segurança pública e reduzem o impacto das drogas no cotidiano das cidades.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop