
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) deflagrou nesta quarta-feira (18) a “Operação Aurora, por um amanhecer sem feminicídio”, em Mato Grosso do Sul. Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, destacou o simbolismo do nome da operação: “Aurora representa o amanhecer, um novo horizonte na luta contra os inimigos da vida.”

A delegada Elaine Benicasa informou que as ações, iniciadas às 4h30, já resultaram em 23 prisões e no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão em todo o estado. “Foram expedidos mais de 50 mandados de prisão relacionados a crimes como violência doméstica, tentativas de feminicídio e outros delitos graves”, afirmou Elaine.
Na capital, Campo Grande, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, e um autor foi preso. “Ele foi detido por violência doméstica, lesão corporal, ameaça e injúria”, detalhou a delegada.
Operação Aurora prende 23 suspeitos
A operação também busca o foragido Flávio Sade, apontado como envolvido em crimes relacionados a feminicídio. “Temos 99% dos casos de feminicídio na capital elucidados, com os autores presos”, disse Elaine.
O aumento de feminicídios consumados em 2024, que já soma 31 casos contra 29 no ano anterior, motivou a operação. Por outro lado, houve redução de 20% nas tentativas, passando de 111 em 2023 para 85 neste ano. “Nos crimes tentados e consumados, a intenção do autor é a mesma: tirar a vida da vítima pelo simples fato de ela ser mulher”, explicou a delegada.
Lupérsio também ressaltou iniciativas de acolhimento às vítimas, como a inauguração da 47ª Sala Lilás, em Coronel Sapucaia, destinada ao atendimento humanizado de mulheres. “O aumento no número de denúncias reflete a confiança no sistema de justiça e no trabalho da Polícia Civil”, concluiu.
A operação segue em curso, com atualizações previstas ao longo do dia.
