3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
CAPACITAÇÃO

Polícia Científica e MPMS reforçam integração com curso sobre novas tecnologias em perícia criminal

Capacitação destacou uso de scanner 3D, banco nacional de balística e práticas inovadoras para elucidar crimes em Mato Grosso do Sul

9 agosto 2025 - 07h35Redação
Polícia Científica participa de capacitação do MPMS sobre inovações na perícia e no Sistema Nacional de Balística
Polícia Científica participa de capacitação do MPMS sobre inovações na perícia e no Sistema Nacional de Balística - (Foto: MPMS)

A atuação conjunta entre a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul e o Ministério Público Estadual ganhou reforço com um curso realizado nesta sexta-feira (8), em Campo Grande, sobre avanços tecnológicos e metodológicos nas perícias criminais. O evento, promovido pela Escola Superior do MPMS e pelo Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Nojúri), reuniu promotores, assessores jurídicos e peritos no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

Canal WhatsApp

Com três horas de duração, a capacitação apresentou o funcionamento do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) — ferramenta que compara projéteis e estojos de munição, permitindo identificar armas de fogo usadas em crimes e cruzar dados entre diferentes estados. Também foram debatidas inovações aplicadas às perícias de locais de crime, incluindo o uso de scanner 3D para registro e análise das cenas.

O curso contou com palestras do diretor do Instituto de Criminalística (IC), Emerson Lopes dos Reis, da chefe do Núcleo de Perícias Externas, Thayla Caroline de Arruda Venâncio, e da chefe do Núcleo de Balística Forense, Karina Rébulla Laitart. Os especialistas compartilharam experiências e detalharam a participação de Mato Grosso do Sul no Banco Nacional de Perícias Balísticas.

Segundo Emerson Lopes, a troca de conhecimento entre instituições é essencial: “As inovações tecnológicas que têm ocorrido na Polícia Científica devem ser compartilhadas com outras instituições que utilizam nosso trabalho, como forma de integração e atuação conjunta no combate à criminalidade no Estado de MS. O MP desempenha um papel fundamental na persecução penal, e conhecer de perto o trabalho do perito criminal facilita a interpretação dos resultados das perícias realizadas nas investigações criminais”.

O promotor de Justiça substituto Guilermo Timm Rocha, que atua em Amambai, reforçou a importância dessa aproximação: “Importante também é estreitar laços com os peritos criminais, porque muitas vezes eles são os olhos do Ministério Público, principalmente nas cenas de crime. Então é muito importante essa ponte. Foi um curso muito proveitoso”.

A iniciativa reforça a integração entre Polícia Científica e MPMS, fortalecendo a investigação criminal por meio de recursos tecnológicos e estratégias conjuntas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop