
Uma mala preta e dois cães farejadores foram decisivos para mais uma apreensão de drogas no Mato Grosso do Sul. No fim da tarde de terça-feira (3), policiais militares interceptaram quase 7 kg de entorpecentes durante fiscalização na MS-164, em Maracaju, como parte das ações da Operação FAROS.
O veículo foi abordado por volta das 15h30, nas proximidades da BR-267. Durante a vistoria, os cães K-9 Pacu e K-9 Cwiff, ambos da raça pastor alemão, indicaram alteração de comportamento ao se aproximarem do porta-malas. A dupla apontou insistentemente para uma mala preta. Dentro dela, estavam 5,8 kg de skunk e 1,1 kg de dry — drogas com alto valor de mercado.
A bagagem pertencia a uma mulher de 35 anos, natural de Curitiba (PR), que assumiu o transporte da carga ilícita. Aos policiais, ela disse ter recebido a droga em Ponta Porã e que a levaria até a capital paranaense, onde seria paga pelo serviço.
Em mais uma etapa da Operação FAROS, os cães K-9 da PMMS ajudaram na apreensão de quase 7 kg de droga em um carro que seguia de Ponta Porã para Curitiba. A suspeita foi detida em MaracajuOutros dois ocupantes do carro, um homem e uma mulher, disseram trabalhar como motoristas de aplicativo e desconhecer o conteúdo da mala. Após checagem, nada foi constatado contra eles, que foram liberados.
A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Maracaju. Segundo a PM, não foi necessário o uso de algemas. O prejuízo ao tráfico foi estimado em R$ 135 mil.
Coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Operação FAROS tem intensificado o combate ao narcotráfico interestadual, especialmente em regiões estratégicas de fronteira, como o Mato Grosso do Sul. A ação emprega tecnologia, inteligência e reforço de efetivo especializado, como o policiamento com cães, para conter crimes como tráfico de drogas, armas, contrabando e evasão de foragidos.


