Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de janeiro de 2026 - 03h30
senai
PATRIMÔNIO RELIGIOSO

Pia batismal de bronze é furtada de igreja no Jardim Chapadão, em Campinas

Objeto religioso estava na sacristia e foi levado após celebração de Natal, segundo a paróquia

9 janeiro 2026 - 16h40José Maria Tomazela
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas, onde pia batismal de bronze foi furtada.
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas, onde pia batismal de bronze foi furtada. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

Uma pia batismal de bronze foi furtada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Jardim Chapadão, em Campinas, no interior de São Paulo. O desaparecimento do objeto religioso foi divulgado pela paróquia nesta quinta-feira (8), por meio das redes sociais.

Canal WhatsApp

De acordo com a igreja, o furto ocorreu entre os dias 29 e 30 de dezembro. Um boletim de ocorrência foi registrado no dia 2 de janeiro e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil. A apuração está a cargo da equipe do 3º Distrito Policial de Campinas.

Na publicação, a paróquia fez um apelo à comunidade em busca de informações que ajudem a localizar a peça, descrita como um “objeto consagrado e de profundo valor religioso e simbólico para a fé católica”.

“Pedimos com responsabilidade e serenidade que qualquer informação que possa conduzir à sua localização seja comunicada. Contamos com a colaboração da comunidade e reforçamos nosso apelo ao respeito pelos espaços sagrados e pelos sinais da fé que pertencem a todos”, informou a paróquia.

Objeto foi usado no Natal - Segundo a coordenação de segurança patrimonial da igreja, a pia batismal foi utilizada pela última vez durante a celebração do Natal, no dia 25 de dezembro. Após a cerimônia, o objeto foi levado para a sacristia, local onde ficam guardados outros itens litúrgicos. O furto foi percebido posteriormente por auxiliares da paróquia.

A peça religiosa é composta por pedestal, bacia e jarra, todos confeccionados artesanalmente em bronze. O valor histórico e simbólico do objeto vai além do material, já que ele era utilizado nas celebrações do sacramento do batismo.

O caso foi registrado como furto e segue sob investigação da Polícia Civil. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre a recuperação do objeto.

A pia batismal é um recipiente usado pela Igreja Católica para reservar a água benta destinada ao sacramento do batismo, rito que simboliza a purificação e o renascimento espiritual dos fiéis. Tradicionalmente, essas pias são feitas de pedra ou mármore, sendo menos comuns as confeccionadas em metal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop