
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) uma megaoperação para combater crimes de abuso sexual infantil praticados, em grande parte, por meio da internet. Batizada de Proteção Integral III, a ação mobiliza forças de segurança em Mato Grosso do Sul e em outros 15 estados brasileiros.

Ao todo, são cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. Até o momento, a operação já resultou em 37 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e o resgate de duas vítimas.
A ofensiva é a terceira etapa de uma série de ações iniciadas em março e maio deste ano com o mesmo foco: coibir crimes sexuais contra crianças e adolescentes e reforçar o combate à exploração infantojuvenil.
Segundo a Polícia Federal, apenas entre janeiro e setembro de 2025 foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de condenados por crimes sexuais no país. O número reforça o compromisso da instituição em proteger vítimas vulneráveis e responsabilizar os autores desses crimes.
A operação conta com a participação de 617 policiais federais e 273 policiais civis. Os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A Polícia Federal ainda destacou que a operação tem caráter preventivo e repressivo, mirando suspeitos já identificados por meio de investigações anteriores e denúncias relacionadas ao ambiente digital.
