bonito
OPERAÇÃO COLATERAL

PF prende líder de quadrilha de tráfico internacional de drogas na 4ª fase da Operação Colateral

Operação Last Call desarticula organização criminosa que enviava cocaína da América Latina para a Europa

22 julho 2025 - 16h15
Em uma dessas ações, em março de 2023, duas passageiras de Goiânia acabaram presas por engano pelas autoridades alemãs, passando 38 dias na prisão
Em uma dessas ações, em março de 2023, duas passageiras de Goiânia acabaram presas por engano pelas autoridades alemãs, passando 38 dias na prisão - - (crédito: Divulgação/Polícia Federal)
Terça da Carne

Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de prisão que resultaram na captura de um dos líderes de uma organização criminosa envolvida no tráfico de cocaína para a Europa entre 2022 e 2023. O mandado foi cumprido como parte da 4ª fase da Operação Colateral, denominada "Last Call" (Última Chamada), que visa desmantelar o grupo criminoso responsável pelo envio de grandes quantidades de drogas.

Canal WhatsApp

Nos últimos seis meses, a PF se dedicou à localização do último membro da quadrilha, alvo do mandado de prisão cumprido nesta manhã. A organização criminosa operava principalmente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde realizava a troca de etiquetas de bagagens despachadas. As etiquetas eram removidas de malas comuns e colocadas em bagagens que continham substâncias ilícitas, permitindo o envio das drogas para destinos internacionais.

Caso das brasileiras presas na Alemanha

A operação ganhou notoriedade em 2023, quando duas brasileiras foram presas injustamente na Alemanha. As mulheres tiveram suas malas confundidas com as de traficantes, resultando em 38 dias de prisão até a liberação, após investigações que comprovaram que elas não estavam envolvidas no tráfico. Nesse contexto, a Polícia Federal conseguiu desarticular a maior parte da quadrilha, mas o último integrante permanecia foragido até agora.

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e dois mandados de prisão preventiva, e a polícia identificou que cerca de 120 quilos de cocaína foram enviados para países como Portugal e França.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop