
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante pelo menos 55 pessoas nesta quarta-feira (8) durante a Operação Nacional Proteção Integral III, que tem como foco o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação, realizada em parceria com as polícias civis de 16 estados, é uma das maiores já coordenadas no país contra crimes sexuais praticados pela internet.

Segundo informações da PF, foram cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em diversas regiões do Brasil. Além das prisões, houve duas apreensões de menores e o resgate de duas vítimas.
A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis, que atuaram de forma simultânea em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
De acordo com a PF, os suspeitos investigados estariam envolvidos na produção, armazenamento e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores de idade, além de outros tipos de abuso cometidos virtualmente. A ação também busca identificar redes criminosas e vítimas em situação de risco.
A corporação destacou que a Proteção Integral III dá continuidade a um trabalho permanente de investigação, que visa mapear a atuação de pedófilos em fóruns digitais, aplicativos de mensagens e redes sociais, ambientes onde geralmente ocorrem os primeiros contatos entre abusadores e vítimas.
Em nota, a PF reforçou que a operação faz parte de um esforço nacional para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, princípio previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Resultados parciais e próximos passos
Os presos em flagrante foram conduzidos às superintendências da PF e delegacias estaduais para formalização das prisões e análise do material apreendido. Computadores, celulares e HDs estão sendo periciados em busca de novos indícios que possam ampliar o alcance das investigações.
Os dados coletados durante a operação serão compartilhados entre as unidades da PF e os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, com o objetivo de fortalecer políticas de prevenção, educação digital e apoio às vítimas.
A Proteção Integral III sucede duas fases anteriores realizadas nos últimos anos, que resultaram em centenas de prisões e desmantelaram redes de exploração infantil atuantes em território nacional e no exterior.
