
Nesta quinta-feira (22) a Polícia Federal está nas ruas com duas operação contra o tráfico de drogas. A primeira é a "Rastro Negado" para desmantelar um grupo especializado em fornecer suporte financeiro a organizações criminosas envolvidas no narcotráfico.

A investigação, que começou após a captura de oito toneladas de maconha em 2020, revelou um complexo sistema de captação de valores, aquisição de bens em nome de terceiros e a inserção de dinheiro de origem duvidosa no Sistema Financeiro Nacional.
Os investigados, que tiveram seus sigilos bancários quebrados, movimentaram mais de R$ 90 milhões em contas vinculadas à apreensão de drogas, sem qualquer comprovação de atividade financeira lícita que justificasse tamanha quantia.
Paralelamente, a Operação Rota do Crime 3 também foi deflagrada para combater uma organização criminosa dedicada ao tráfico de entorpecentes e ao comércio ilegal de armas de fogo. Iniciada em novembro de 2022, após a apreensão de mais de uma tonelada de maconha e cinco armas de fogo, esta fase busca desarticular o uso de empresas de fretes terceirizados para a introdução de drogas e armas no País.
Esta é a terceira etapa da Operação Rota do Crime, que irá eliminar grupos criminosos focados no transporte de ilícitos oriundos de Ponta Porã.
