
Nesta segunda-feira (29), agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) realizaram a Operação Sola Carcerem para combater atividades criminosas dentro do presídio de Dois Irmãos do Buriti, a 115 km de Campo Grande. Investigações revelaram a existência de um “escritório” dentro do presídio, responsável por operar diversos golpes através de sites de vendas e marketplaces, com ênfase na comercialização de maquinários agrícolas.

A operação, que inclui o cumprimento de mandados de busca e apreensão em celas do estabelecimento penal e em residências de servidores públicos do Estado, mira em suspeitos de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico de drogas.
Cerca de 100 policiais da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, se mobilizaram para esta ação.
O nome “Sola Carcerem”, de origem latina, significa “presídio dominado” e reflete a determinação das forças de segurança em coibir e erradicar a prática de atividades ilícitas dentro do sistema penitenciário. A operação é um passo significativo no combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul, visando restabelecer a ordem e a segurança no presídio e nas comunidades afetadas.
