
O Paraná registrou a primeira morte por intoxicação de metanol após o consumo de bebida alcoólica. O caso ocorreu em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. A vítima é um homem de 55 anos, cuja identidade não foi divulgada.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o homem procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última terça-feira (14), com fortes dores abdominais. Ele relatou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior. Após o falecimento, exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol no organismo.
INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO - As autoridades investigam a morte de outro homem, de 47 anos, encontrado sem vida em casa. O caso pode ter relação com o primeiro óbito confirmado no estado.
Atualmente, o Paraná contabiliza 22 notificações de possíveis intoxicações por ingestão de metanol. Desses, cinco casos foram confirmados, incluindo uma morte, 14 foram descartados e dois ainda estão sob investigação.
O metanol é uma substância altamente tóxica, utilizada em produtos industriais como solventes e combustíveis, e não deve ser consumida. Quando misturada de forma ilegal a bebidas alcoólicas, pode causar cegueira, insuficiência renal e até a morte.
