
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou, entre os dias 29 e 30 de janeiro de 2026, a Operação Ferro-Velho, com ações de fiscalização nas regiões do Prosa, Centro e Anhanduizinho, em Campo Grande. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da corporação para este ano e tem como objetivo coibir a comercialização ilegal de materiais oriundos de furto ou roubo, com foco especial em fiação elétrica e cobre.
A operação mobilizou 36 guardas civis metropolitanos, com apoio de nove viaturas de quatro rodas e dez motocicletas, resultando na fiscalização de 13 estabelecimentos que atuam na compra e venda de materiais recicláveis. Durante as ações, foram verificadas tanto as condições administrativas quanto a procedência dos produtos comercializados.
Segundo o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, as operações em ferros-velhos são consideradas prioridade pela administração municipal em 2026 e devem ser ampliadas ao longo do ano. “Neste ano fizemos um planejamento das operações da Guarda Civil Metropolitana e, como prioridade, temos as operações ferro-velho. Vamos intensificar ainda mais essa fiscalização para inibir a comercialização ilegal de produtos oriundos de furto ou roubo, principalmente no combate ao furto e à venda ilegal de fiação elétrica e cobre”, afirmou.
Gonzaga destacou que a atuação da GCM não se limita à repressão criminal. De acordo com ele, as equipes também realizam fiscalização administrativa, verificando documentação e alvarás de funcionamento. “Os produtos precisam ter procedência comprovada, tanto na compra quanto na venda. Caso contrário, o proprietário pode responder criminalmente por receptação e também administrativamente, com multas que podem chegar a R$ 10 mil, além da possibilidade de interdição do estabelecimento”, explicou.
Equipes durante a fiscalização em ferro velho da Capital. (Foto: Reprodução PREFCG)Durante a fiscalização em um comércio localizado na região central, os agentes encontraram uma bicicleta sem identificação de propriedade. O objeto foi recolhido e encaminhado à DEPAC/CEPOL pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) para as providências cabíveis. Ao todo, foram emitidas cinco notificações administrativas, todas relacionadas à ausência do livro de registro obrigatório. Não houve encaminhamentos à delegacia por outros motivos.
O subcomandante da GCM, Alexandre Pedroso, ressaltou que a operação tem impacto direto na redução de crimes que afetam o cotidiano da população. “A Guarda Civil Metropolitana tem desencadeado operações ferro-velho nas sete regiões urbanas com o intuito de fiscalizar comércios que compram produtos recicláveis, como cobre e ferro, que muitas vezes são oriundos de furtos de fiação elétrica, tampas de bueiro e sistemas de iluminação. Esses crimes trazem prejuízos para toda a comunidade”, pontuou.
Pedroso reforçou que, sempre que é constatado material de origem criminosa, os responsáveis são encaminhados e as medidas judiciais cabíveis são adotadas. Ele também destacou a importância da participação da população. “As operações tendem a continuar em todas as regiões da cidade. A população pode acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153, onde todas as denúncias são recebidas e encaminhadas às equipes de campo para averiguação”, finalizou.
A Operação Ferro-Velho contou com apoio integrado da Polícia Civil, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefaz), além da concessionária de energia elétrica e de operadoras de telefonia e internet.

