
Em uma ampla ação coordenada nesta terça-feira (6), forças de segurança de cinco estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, mobilizaram-se contra um grupo suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e furtos, centrado em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná. Mais de 300 agentes das polícias Civil, Militar e Penal do Paraná, com o apoio de corporações de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, executaram 103 ordens judiciais em uma operação que visa desarticular as atividades criminosas que têm assolado a região.

Os mandados, que incluem 53 de busca e apreensão e 50 de prisão preventiva, foram distribuídos por 13 cidades nos estados mencionados, evidenciando a abrangência e a complexidade da rede de atuação do grupo criminoso. Entre as cidades alvo da operação, destaca-se Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, ressaltando a importância da colaboração inter-estadual no combate ao crime organizado.
A investigação, conduzida pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR), revelou um cenário alarmante em Quedas do Iguaçu, com 19 homicídios e 11 tentativas registradas apenas em 2023. Os delitos, segundo as autoridades, estão diretamente relacionados às disputas pelo controle do tráfico de drogas na área, evidenciando a periculosidade e a influência do grupo investigado.
