alms4
DECISÃO

Justiça condena homem por assassinato de jovem sul-mato-grossense que estava no RJ

Gabriel Mongenot, 23, foi estado para assistir o show da cantora norte-americana Taylor Swift em novembro do ano passado

26 junho 2024 - 16h10Da Redação
Anderson Henrique matou o jovem Gabriel esfaqueado na praia de Copacabana no RJ
Anderson Henrique matou o jovem Gabriel esfaqueado na praia de Copacabana no RJ - (Foto: Reprodução)

Anderson Henrique Brandão, 33, foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro, pelo assassinato do estudante sul-mato-grossense, Gabriel Mongenot, 23. O jovem foi esfaqueado em novembro enquanto estava na praia de Copacabana, para assistir ao show da cantora americana Taylor Swift.

Canal WhatsApp

Gabriel viajou ao Rio de Janeiro com duas primas para o evento. Na madrugada do crime, ele e um grupo de amigos estavam na praia quando foram surpreendidos por assaltantes. Gabriel, que dormia na areia, acordou durante o assalto e foi atacado. Os assaltantes levaram a chave de um veículo e dois telefones celulares.

Brandão foi reconhecido por testemunhas como um dos autores do crime. Ele já havia sido abordado 56 vezes por agentes do programa Segurança Presente de Copacabana. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Werneck Cotta, da 33ª Vara Criminal.

Jonathan Batista Barbosa, que também respondia pelo crime, foi absolvido e teve sua prisão revogada.

Gabriel era filho de Inês Mongenot Santana, secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em Campo Grande.

Entenda - Gabriel levou 23 facadas, segundo laudo da necropsia realizada pela Polícia Civil do Rio. O jovem era de MS, mas cursava engenharia aeroespacial em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O estudante viajou com amigos para assistir ao show da cantora no Rio.

Conforme a PM, o assassino já havia sido preso dias antes do crime por furto e receptação, mas uma decisão judicial o liberou no mesmo dia. O homem também tinha ficha criminal por homicídio, roubo, porte de arma de fogo e lesão corporal.

Vale lembrar que o estudante foi a segunda vítima sul-mato-grossense a morrer no Rio de Janeiro durante a turnê The Eras Tour, de Taylor Swift. Ana Clara Benevides, de 23 anos, veio a óbito após passar mal no primeiro show da cantora na cidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop