
Os investigadores da Polícia Civil, Ciro Dantas e Rodrigo Nunes Roque, foram demitidos nesta quarta-feira (16) após Processo Administrativo Disciplinar (PAD), mesmo tendo sido absolvidos da acusação de peculato relacionada ao desvio de carga de cigarros contrabandeados em julho de 2023. A decisão foi publicada no Diário Oficial e assinada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, que não detalhou os motivos.

Eles foram afastados após a prisão, acusados de negligência, desleixo e atos que comprometeram a dignidade da função policial. Apesar da absolvição judicial em novembro de 2023, a Corregedoria da Polícia Civil concluiu pelo desligamento dos servidores. A defesa aguarda notificação oficial para recorrer da decisão.
O caso teve repercussão porque os investigadores foram presos após denúncias ligadas ao contrabando de cigarros apreendidos em Vista Alegre, distrito de Maracaju. O Ministério Público chegou a recorrer da absolvição, mas os desembargadores mantiveram a decisão favorável aos policiais em dezembro de 2024.
