
Saiba Mais
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (21), a decisão de estado emergência ambiental entre em maio a dezembro deste ano ano em Mato Grosso do Sul, por conta da situação climática.

Além de MS, a medida foi aplicada para o estado do Amazonas, a mesorregião Centro Amazonense; no estado do Maranhão, as mesorregiões Centro Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense e Sul Maranhense; no estado de Minas Gerais, a mesorregião Zona da Mata; no estado do Pará, as mesorregiões Baixo Amazonas, Marajó, Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense e Sudoeste Paraense; e no estado do Piauí, as mesorregiões Centro-Norte Piauiense e Sudeste Piauiense.
Queimadas no Pantanal
Embora o Pantanal ainda seja o bioma mais preservado do Brasil, com 80,3% de área nativa, ele vem sofrendo com alterações intensas em sua vegetação, e a devastação avança a passos largos. Segundo a base de dados do MapBiomas, a área destinada à agropecuária mais do que dobrou nas três décadas que transcorreram entre as duas versões da novela, sendo que os pastos correspondem a 99% das áreas de ação humana. Em 1990, as fazendas representavam apenas 7,3% do bioma, número que saltou para 16,2% em 2020, data do levantamento mais recente. A maior preocupação é com a área da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, que tem apenas 43% de área natural.
Esta portaria entra em vigor no dia 28 de março.
