Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de outubro de 2025 - 21h00
OPERAÇÃO 'ZERO GATO'

Polícia combate furtos de energia em Campo Grande e prende seis em operação

Ação conjunta com a Energisa identificou fraudes em imóveis residenciais e comerciais; prática criminosa traz riscos à segurança e aumenta custos para a população

29 outubro 2025 - 17h20Da Redação
Técnicos e policiais vistoriaram dezenas de endereços residenciais e comerciais com suspeita de irregularidades.
Técnicos e policiais vistoriaram dezenas de endereços residenciais e comerciais com suspeita de irregularidades. - (Foto: Divulgação)

Policiais realizaram na manhã desta quarta-feira (29) a Operação Zero Gato, com foco no combate ao furto de energia elétrica em imóveis da região central de Campo Grande. Seis pessoas foram presas por envolvimento direto em ligações clandestinas e fraudes na medição de consumo.

Canal WhatsApp

Coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia da Capital, a operação contou com apoio da Polícia Científica e de quinze equipes da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado. Técnicos e policiais vistoriaram dezenas de endereços residenciais e comerciais com suspeita de irregularidades.

Segundo o delegado Danilo Mansur, titular da 1ª DP, os alvos foram identificados com base em informações técnicas fornecidas pela empresa, que apontaram inconsistências nos dados de consumo. "Essas ligações ilegais não só configuram crime como também representam risco real à vida das pessoas, podendo causar incêndios, choques e até mortes", alertou.

Os envolvidos vão responder por furto de energia elétrica, e, em alguns casos, por estelionato. A perícia técnica confirmou as fraudes no local.

A representante da Energisa, Denise Simões, explicou que esse tipo de crime impacta diretamente no fornecimento de energia. "A prática sobrecarrega a rede, causa oscilações, aumenta os custos e coloca toda a população em risco. Seguimos com fiscalizações semanais em todo o Estado, em parceria com a polícia", disse.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que fraudes no sistema elétrico superam 31 mil gigawatts ao ano no Brasil, quantidade que poderia abastecer cidades inteiras.

A concessionária orienta que qualquer cidadão pode denunciar suspeitas de "gato" de forma anônima pelo telefone 0800 722 7272. As investigações continuam para identificar mais casos em Campo Grande.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop