BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SEGURANÇA

Novas imagens mostram execução de ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes em Praia Grande

Polícia já identificou um dos envolvidos e investiga participação de até cinco criminosos no atentado

16 setembro 2025 - 15h40Renata Okumura e Caio Possati
Vídeos mostram o momento em que o carro de Ruy Ferraz Fontes colide e é cercado por criminosos armados
Vídeos mostram o momento em que o carro de Ruy Ferraz Fontes colide e é cercado por criminosos armados - Foto: Reprodução/Rede Social
Terça da Carne

Novas imagens de câmeras de segurança revelam o momento exato em que o carro do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, 64 anos, colide com dois ônibus em Praia Grande, no litoral paulista, durante a emboscada que resultou em sua morte na segunda-feira (15).

Canal WhatsApp

Os vídeos, obtidos pelo Estadão, mostram o veículo de Fontes tombado entre os coletivos, instantes antes de ser cercado pelos criminosos. Logo após a colisão, os bandidos descem de outro carro, se aproximam do ex-delegado e disparam dezenas de tiros. Em seguida, fogem pela mesma avenida.

Investigação identifica suspeito

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta terça-feira (16) que um dos participantes já foi identificado. O suspeito possui antecedentes por roubo e tráfico de drogas. A polícia investiga ainda a atuação de outros cinco homens na execução.

“Todas as hipóteses estão sendo consideradas. Não podemos descartar o envolvimento do crime organizado ou a atuação dele como secretário de Praia Grande”, declarou Derrite.

Carros usados no crime

A polícia também confirmou a apreensão de dois veículos roubados em São Paulo e utilizados no atentado.

Um Toyota Hilux preto, ano 2022, foi encontrado em chamas a menos de 1,5 km do local do assassinato.

Um Jeep Renegade cinza, ano 2021, foi abandonado em uma rua próxima, com o motor ligado. Perto dele, foram encontrados um carregador de fuzil, cápsulas deflagradas e um carregador de pistola.

Testemunhas relataram que os ocupantes do Renegade abandonaram o carro e fugiram a pé.

Força-tarefa policial

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) determinou uma força-tarefa para investigar o caso. Participam das diligências o DHPP, o Deic, o Garra/Dope, equipes do Deinter-6, além do BAEP de Santos e da ROTA.

O homicídio foi registrado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande e seguirá sob responsabilidade do DHPP, com apoio de outros departamentos especializados.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop