
Saiba Mais
Mais de 200 animais silvestres foram apreendidos pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul na na BR 487, no município de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. A dupla que carregava os animais foi indiciada por praticar abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e por apanhar espécies nativas sem a devida permissão.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais realizavam abordagens na região do Posto Fiscal da Foz do Amambai, quando avistaram carro Fiat Uno, com várias caixas cobertas no banco de trás e no porta-malas. Foi feita uma busca no veículo e verificou que dentro das caixas havia mais de 224 filhotes de papagaio, três filhotes de araras vermelha e dois maritacas jandaias.
Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à delegacia, onde foi feito o indiciamento. Eles foram autuados administrativamente, cada um em R$ 114.500,00, por transportar/guardar 229 espécimes de aves da fauna silvestre, sem a devida autorização ambiental, nos termos do parágrafo inciso três do artigo 24 do decreto 6514/08, bem como em R$ 229.000,00, pelos evidentes maus tratos impostos aos animais, no transporte em ambiente inadequado, em condições degradantes, e em quantidade exorbitante, de acordo com artigo 29 do decreto 6514/08.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e encaminhou os animais para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), pois estavam debilitados. Posteriormente eles serão devolvidos ao meio ambiente.
