
O guia turístico Heberson Ramires Valencio, conhecido como “Papagaio do Povo”, foi preso na manhã de sábado, em Bonito, por porte ilegal de arma e crime de homofobia. Valencio é conhecido na cidade por divulgar em uma página de Facebook, a Papagaio do Povo, notícias falsas.

A polícia civil também investiga outras suspeitas contra o guia e ele responde a diversos processos na Justiça, alguns tramitando em segredo. Recentemente, ele chamou atenção por publicar notícias falsas a respeito da compra de ambulâncias em Bonito para combate à pandemia do coronavírus, mesmo sendo desmentido pela Prefeitura, que apresentou dados de licitação do veículo
"Ôh Irmão, é o seguinte, tô sabendo que tudo quanto é viado vai pegar esse tal coronavírus. É bom que essas pragas morram tudo queimado, antes do fogo do inferno que vai vir para a terra. Essas peste... essas pragas ruim!”, diz no aúdio distribuído em grupos de WhatsApp, onde o mesmo é conhecido como “rei das fake News”.
A polícia apreendeu pen-drives e um computador em sua residência e investiga outros crimes. Em sua defesa, Valencia disse ao delegado que comprou a pistola por R$ 2 mil para “se defender de ameaças de morte”. Ela estava embaixo de sua cama juntamente das munições.
O delegado Gustavo Henriques Barros, responsável pelo caso, pediu a prisão preventiva, fundamentada no risco de que, em liberdade, o suspeito atrapalhe as investigações coagindo testemunhas. No domingo (17), foi celebrado em todo mundo o "Dia Internacional Contra a Homofobia."
