Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de dezembro de 2025 - 21h08
maracaju
OPERAÇÃO SÁTRAPA

Diretor da Penitenciária de Dourados usará tornozeleira eletrônica após operação contra corrupção

Investigação teve início no ano passado, quando surgiram indícios de que um policial penal estaria facilitando a entrada de drogas e celulares na unidade prisional

14 fevereiro 2025 - 07h50Redação
Polícia Federal informou que foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados, Rio Brilhante, Naviraí e Marília (SP)
Polícia Federal informou que foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados, Rio Brilhante, Naviraí e Marília (SP) - (Foto: Divulgação)

A operação "Sátrapa", deflagrada nesta quinta-feira (13), levou ao afastamento do diretor da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), Rangel Schveiger, que agora deverá utilizar tornozeleira eletrônica. A ação, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), investiga crimes como homicídio, tráfico de drogas e corrupção dentro do presídio.

Canal WhatsApp

A Polícia Federal informou que foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados, Rio Brilhante, Naviraí e Marília (SP). A investigação teve início no ano passado, quando surgiram indícios de que um policial penal estaria facilitando a entrada de drogas e celulares na unidade prisional. Esse servidor acabou preso em flagrante em julho de 2024, ao transportar cerca de 1,5 kg de entorpecentes para dentro do presídio.

Durante as apurações, a polícia encontrou evidências que apontam a participação de policiais penais em um homicídio dentro da penitenciária. Conforme as investigações, um detento supostamente ligado a uma facção criminosa teria ordenado o assassinato.

Diante da situação, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) designou interventores para assumir temporariamente a administração da PED. Em nota oficial, o órgão reiterou seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência na gestão do sistema penitenciário.

A Penitenciária Estadual de Dourados é a maior unidade prisional de Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 2,5 mil internos.

A operação recebeu o nome de "Sátrapa" em referência aos governadores das províncias do antigo Império Persa, que muitas vezes exerciam seu poder de maneira arbitrária e tirânica. Registros históricos indicam que alguns desses governantes condenavam opositores a serem lançados em covas com leões, fazendo um paralelo com os crimes investigados na ação.

A FICCO, responsável pela operação, é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Estadual e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Confira nota da Agepen na íntegra:

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informa que está acompanhando a operação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), que resultou no afastamento do diretor Rangel Schveiger.
Para garantir a continuidade da gestão, a Agepen designou interventores que responderão pela administração da unidade pelo período necessário. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a ética na administração penitenciária.
Esclarecimentos sobre a operação em andamento devem ser obtidos diretamente com a FICCO.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop