
Desabamento do mezanino do restaurante Jamile, na região da Bela Vista, em São Paulo, deixou uma mulher morta e outras oito pessoas feridas na tarde de quarta-feira (8). A estrutura, que faz parte do imóvel onde o chef Henrique Fogaça assina o cardápio, desabou repentinamente enquanto o local ainda estava fechado ao público.

Câmeras de segurança registraram o momento em que funcionários correram para fora do restaurante logo após o colapso. Testemunhas que passavam pela Rua 13 de Maio se assustaram com o barulho e a movimentação de socorro. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, “a estrutura simplesmente cedeu”.
Inicialmente, circulou a informação de que o acidente teria sido provocado por uma explosão de gás, mas a Polícia Militar corrigiu a versão, confirmando que o mezanino desabou por causas ainda desconhecidas.
O local foi imediatamente isolado e interditado pela Defesa Civil municipal por apresentar risco de novos desabamentos. Nenhum imóvel vizinho foi atingido.
Vítima fatal identificada - A mulher que perdeu a vida no desabamento foi identificada como Suênia Maria Tome Bezerra, de 57 anos. Ela foi encontrada sob os escombros em parada cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos. O corpo foi retirado do local por volta das 18h15.
Outras oito pessoas, todas funcionárias do restaurante, ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região.
Em nota, a assessoria de Henrique Fogaça informou que o chef não é proprietário do restaurante Jamile. Segundo o comunicado, sua participação se limita à criação e assinatura do cardápio, sem envolvimento na administração ou operação do estabelecimento.
Fogaça é dono do Sal Gastronomia, com unidades na Bela Cintra e no Shopping Cidade Jardim, e também do Cão Véio, gastropub que possui filiais em São Paulo, Curitiba e Alphaville. Além da carreira na gastronomia, ele se tornou conhecido nacionalmente como jurado do programa MasterChef Brasil, na Band, desde 2014. O chef prepara ainda um novo programa na emissora, intitulado Mundo do Sal, previsto para estrear no próximo ano.
Paralelamente à gastronomia, Fogaça também é vocalista da banda de hardcore Oitão e autor dos livros Um Chef Hardcore (2017) e O Mundo do Sal (2021). Ele é pai de três filhos: Olivia, João e Maria Letícia.
De acordo com a Subprefeitura da Sé, o restaurante Jamile tinha todas as autorizações exigidas para funcionamento. A licença municipal foi emitida em 2022 e segue válida. O estabelecimento também possuía licença sanitária vigente e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atualizado.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do desabamento. Peritos realizaram análises no local e não descartam a realização de novas perícias.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como “desabamento” no 5º Distrito Policial (Aclimação), responsável pela investigação. Até o momento, não há informações sobre possíveis responsáveis ou falhas estruturais no imóvel.
