
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, contará com um novo reforço para acelerar investigações e garantir mais eficiência no atendimento às vítimas de violência doméstica. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial do Estado e assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Lúcio.
A criação de um Grupo de Trabalho dentro da DEAM irá revisar boletins de ocorrência que ainda não resultaram na abertura de investigações ou que possuem pendências. Dessa forma, a iniciativa pretende evitar que casos fiquem sem a devida apuração, garantindo mais proteção às vítimas e uma resposta mais rápida da polícia.
Maior controle e agilidade nos processos - De acordo com a publicação oficial, o novo grupo será responsável por analisar todos os boletins registrados na DEAM que não tiveram desdobramentos investigativos. A ideia é identificar casos que precisam de reavaliação, verificar possíveis falhas no encaminhamento dos processos e propor mudanças nos protocolos da delegacia para otimizar o fluxo de trabalho.
Além disso, a equipe terá a missão de levantar informações sobre procedimentos que possam ter prescrito por falta de andamento, além de sugerir medidas para garantir mais rapidez e eficiência nas investigações. Para isso, o grupo poderá solicitar apoio técnico e logístico da Polícia Civil e de outras instituições.
O grupo será coordenado pelo delegado-geral adjunto, Márcio Rogério Faria Custódio, e pela delegada Maria de Lourdes Souza Cano, assessora especializada. A equipe será composta por delegados, escrivães e investigadores que atuarão na revisão dos casos. Confira a lista completa dos nomeados:
Coordenação:
Márcio Rogério Faria Custódio – Delegado-geral adjunto
Maria de Lourdes Souza Cano – Delegada de Polícia - Assessora Especializada
Equipe Técnica:
Wellington de Oliveira – Ouvidor-geral da Polícia Civil
Marcelo Renato Rodrigues de Lima Alonso – Delegado de Polícia
João Reis Belo – Delegado de Polícia
Juliano Cortez Toledo Penteado – Delegado de Polícia
Steven Silva e Souza – Escrivão de Polícia Judiciária
Priscila de Souza Rodrigues – Investigadora de Polícia Judiciária
William Eduardo Rocha Forti – Escrivão de Polícia Judiciária
Membros Delegados de Polícia:
Silvia Elaine Girardi dos Santos – Lotada na ASSEGPP
Christiane Grossi de Araújo Rocha – Lotada na ASSEGPP
Suzimar Batistela – Lotada no DGP
Fernanda Felix Carvalho – Lotada no DRAP
Claudia Angelica Gerei – Lotada na CGPC
Paulo Roberto Diniz – Lotado na DECON
Gustavo de Oliveira Bueno Vieira – Lotado na ACADEPOL
Paulo Henrique Sá – Lotado no DPE
Mario Donizete Ferraz – Lotado no DPC
Evandro Luiz Banheti Corredato – Lotado no DRAP
Francisco Antonio Moreira – Lotado no CT-DETRAN
Luis Tomaz de Paula Ribeiro – Lotado no CGPC
Fabio Peró Correa Paes – Lotado na ACADEPOL
Para garantir estrutura adequada para a equipe, os trabalhos serão concentrados na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). O prazo inicial para a conclusão das análises é de 90 dias, mas poderá ser prorrogado se necessário. A cada 15 dias, os coordenadores do grupo deverão apresentar relatórios sobre os avanços das investigações.


