
Um homem de 47 anos, condenado pelo crime de lesão corporal grave em Mato Grosso do Sul, foi preso na noite desta segunda-feira (23) no município de Estrela d’Oeste, no interior de São Paulo. A captura aconteceu durante ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), que cumpriram mandado de prisão definitiva decorrente de condenação já transitada em julgado.
A ordem judicial foi expedida pela Vara Criminal de Paranaíba, em MS. A sentença impôs pena de 3 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado. Após diligências e troca de informações entre equipes dos dois estados, o condenado foi localizado em Estrela d’Oeste, detido e encaminhado para os procedimentos legais.
De acordo com a Polícia Civil, o homem permanece à disposição do Poder Judiciário, que deve definir os próximos passos para o cumprimento da pena em regime fechado.
A atuação integrada entre PCMS e PCSP reforça a estratégia de cooperação interestadual no combate à criminalidade e no cumprimento de decisões judiciais. Para as corporações, ações desse tipo aumentam a efetividade na localização de condenados que se encontram em outros estados no momento da execução da pena.
A Polícia Civil também destaca a importância da participação da população. Denúncias anônimas, feitas pelos canais oficiais, ajudam a localizar foragidos da Justiça e contribuem para que condenados por crimes sejam devidamente responsabilizados, sempre com garantia de sigilo ao denunciante.

