
Saiba Mais
Previsto para ser retomado hoje (8) no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do marco temporal já está trazendo novos bloqueios em rodovias de Mato Grosso do Sul. Manifestações de indígenas já atingem três pontos na manhã desta quarta-feira (8), em Dourados.

Uma delas é na MS-156, rodovia que liga a maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense a Itaporã, foi fechada por moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó. A ação começou por volta das 8h.
Uma hora depois, a MS-379 próximo ao distrito de Panambi, e a BR-163, na região do restaurante Kanoas, acabaram bloqueadas.
As manifestações na região seguem o movimento nacional de protesto contra as medidas que podem dificultar a demarcação de terras e a votação do recurso, que pode instituir o ‘marco temporal’.
A corte vai decidir se as comunidades tradicionais têm direito apenas sobre as terras já ocupadas antes da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Ainda hoje é aguardado o voto do relator, ministro Edson Fachin, sobre o assunto. Com informações do portal Dourados News.
