3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
CRIME ORGANIZADO

Chefe do PCC é morto em ação da Rota em Praia Grande

Luken Cesar Burghi Augusto, condenado a 46 anos, reagiu à abordagem e foi baleado durante troca de tiros com a polícia

10 agosto 2025 - 13h05Redação O Estado de S. Paulo
Luken Cesar Burghi Augusto, chefe do PCC, foi atingido após entrar em confronto com policiais da Rota em Praia Grande (SP)
Luken Cesar Burghi Augusto, chefe do PCC, foi atingido após entrar em confronto com policiais da Rota em Praia Grande (SP) - Foto: Secretaria Segurança Publica

O criminoso Luken Cesar Burghi Augusto, apontado como chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) e um dos foragidos mais procurados do Brasil, foi morto neste sábado (9) durante um confronto com policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em Praia Grande (SP).

Canal WhatsApp

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, Luken reagiu à abordagem na Avenida Dom Pedro II, no bairro Ocian, e atirou contra a equipe. "Infelizmente, o indivíduo optou pelo confronto, atirou nos policiais e não restou outra alternativa a não ser a neutralização", afirmou o secretário em vídeo publicado na rede social X. Nenhum policial ficou ferido.

Luken tinha 46 anos e 11 meses de prisão a cumprir por diversos crimes, incluindo o mega-assalto à empresa de transporte de valores Protege, em Araçatuba (SP), em 2017.

Durante a ocorrência, outro homem identificado como Gabriel, também com mandado de prisão em aberto, teria pegado a arma do criminoso morto e fugido. Ele foi localizado por agentes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), preso e a arma recuperada.

A Secretaria de Segurança Pública ainda não divulgou mais detalhes sobre a operação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop