
Com expectativa de reunir até 130 mil pessoas por noite na Esplanada Ferroviária, o Carnaval de Campo Grande contará neste ano com reforço na segurança, estrutura de saúde e controle de acesso ao público. A programação dos blocos começa na próxima sexta-feira (13) e segue por cinco noites consecutivas na principal área da folia da Capital. Já os desfiles das escolas de samba, na Praça do Papa, devem atrair cerca de 20 mil pessoas ao longo de duas noites.
Para atender o público estimado, a Prefeitura organizou uma estrutura integrada com postos médicos, bases da Guarda Civil Metropolitana, equipes do Samu, além do suporte da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), responsável pelas interdições e organização do fluxo de veículos.
Controle de acesso e reforço policial - A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) também anunciou reforço no efetivo. Segundo o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano e responsável pela Operação Carnaval, a Esplanada Ferroviária terá novamente controle de acesso.
“Nós vamos fechar as vias, com entrada pela Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Maio e outra pela Avenida Calógeras. Isso é para ter acesso controlado e evitar que entrem objetos que possam virar arma e prejudicar o brilho do carnaval”, afirmou.
Garrafas de vidro estarão proibidas. No entanto, será permitido levar cooler com gelo em cubos ou raspado, desde que não haja recipientes de vidro. “A pessoa pode levar seu cooler, desde que não seja vidro. A ideia é permitir que todos curtam com segurança”, explicou o coronel.
O policiamento contará com reforço de 180 a 200 policiais por noite na área da festa. De acordo com o comandante, esse efetivo extra não comprometerá o atendimento nas demais regiões da cidade. “Esse reforço não tira o policiamento dos bairros. Vamos continuar atendendo o 190 em todas as regiões de Campo Grande”, garantiu.
Onde buscar ajuda durante a folia - Na Esplanada, a base principal da Polícia Militar ficará instalada no Armazém Cultural, próximo à área de saúde, em uma sala de vidro. No mesmo ponto estarão outros órgãos de apoio, como Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Detran e Defensoria Pública.
A estrutura de saúde funcionará das 17h à meia-noite, de sexta-feira até terça-feira, tanto na Esplanada Ferroviária quanto nos dias de desfile na Praça do Papa. Em caso de mal-estar, as equipes estarão preparadas para atendimento imediato.
A presença de múltiplos órgãos em um único espaço busca agilizar atendimentos e oferecer respostas rápidas a qualquer ocorrência.
A organização também prevê pontos de apoio voltados a mulheres vítimas de violência ou assédio. A atuação será integrada entre Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e equipes de assistência social. A orientação é que, diante de qualquer situação de risco, a vítima procure imediatamente um agente uniformizado ou se dirija à base mais próxima.
O coronel Emerson fez ainda um alerta para pais e responsáveis que pretendem levar crianças aos eventos. “Identifique as crianças e não perca elas de vista. Isso evita desaparecimentos e situações de risco”, alertou.
Em caso de necessidade, os foliões poderão acionar os seguintes números:
190 – Polícia Militar
192 – Samu
153 – Guarda Civil Metropolitana
Com reforço na segurança, estrutura de atendimento médico e controle de acesso, a expectativa é que o Carnaval 2026 em Campo Grande ocorra com organização e maior sensação de segurança para os foliões. O desafio agora será conciliar o alto público esperado com a logística montada para garantir tranquilidade nas cinco noites de festa na Esplanada e nos desfiles das escolas de samba.
