
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Fractal, que investiga um esquema de fraudes digitais no sistema bancário supostamente comandado pelos empresários Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, donos da rede Camisaria Colombo.

Os irmãos são suspeitos de manipular o sistema da empresa de pagamentos PagSeguro para gerar créditos bancários inexistentes, o que teria causado um prejuízo estimado em R$ 21 milhões. O caso está sendo investigado pela Divisão de Crimes Cibernéticos.
Mandados e alvos da operação - A Justiça paulista autorizou a prisão temporária de quatro pessoas, incluindo os irmãos Maluf, e o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. As ações foram realizadas em endereços localizados na capital paulista, Avaré, Birigui e Brasília.
As investigações apontam que, após a criação dos créditos falsos, os valores eram transferidos para diversas contas bancárias, dificultando o rastreamento e ocultando a origem do dinheiro.
De acordo com os investigadores, o principal objetivo da fraude era esconder patrimônio durante o processo de recuperação judicial da Camisaria Colombo, em andamento na Justiça. O esquema teria sido montado para evitar o pagamento de dívidas e prejudicar os credores da empresa.
O inquérito teve início a partir de uma denúncia feita pela própria PagSeguro, que identificou transações suspeitas em seu sistema. A empresa colaborou com as autoridades ao fornecer informações que ajudaram a desvendar a fraude.
