
A temporada de pesca de 2024 começou oficialmente em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (29), após o término do período de defeso no dia 28 de fevereiro.

Conforme as regras em vigor, os pescadores amadores devem respeitar a cota de pescado, que se mantém em um exemplar de espécie nativa e cinco piranhas, além dos tamanhos mínimos e máximos estipulados para cada espécie. É permitido o uso de linha de mão, caniço simples, e caniço com molinete ou carretilha. A obtenção da Carteira de Pescador Amador é obrigatória para a prática de pesca amadora, seja embarcada ou desembarcada.
Os locais proibidos para pesca incluem áreas próximas a olhos d'água, nascentes, barragens, ninhais, lançamentos de efluentes e cachoeiras, visando proteger habitats críticos para a reprodução e sobrevivência dos peixes. Métodos como a utilização de "ceva", pesca embarcada com motor ligado, e o uso de petrechos fixos ou substâncias tóxicas estão rigorosamente proibidos.
Saiba Mais
- FISCALIZAÇÃO
Operação Carnaval da PMA mira a pesca predatória durante a piracema em Mato Grosso do Sul
- CAPITAL
Homem é preso pela PMA por pesca ilegal durante a piracema
- NAVIRAÍ
Homem é preso por porte ilegal de arma em durante Operação Piracema
- MEIO AMBIENTE
Operação Finados da PMA em MS intensificará fiscalização da pesca antes da piracema
Durante o último período de defeso, foram apreendidos 848 kg de pescado e emitidos 32 autos de infração, totalizando multas no valor de R$ 143.418,34.
Com a abertura da temporada, a fiscalização nos rios será intensificada através da Operação "Abertura Temporada de Pesca 2024", iniciando no dia 29 de fevereiro. Serão realizadas barreiras, além de fiscalização em pesqueiros, ranchos de pesca e embarcações turísticas.
As infrações mais comuns, como a pesca com petrechos proibidos, a falta de autorização ambiental, a captura de quantidades acima do permitido, e a pesca em locais restritos, acarretam sérias penalidades, incluindo detenção de um a três anos, multas significativas e apreensão de veículos e produtos irregulares.
