1º Encontro Regional MIDIACOM MS
DIÁRIO OFICIAL

Agepen regulamenta atuação de policiais em guarda externo de presos em presídios de MS

Novas portarias ampliam responsabilidades dos policiais penais nas unidades prisionais do Estado

2 janeiro 2024 - 11h50Carlos Guilherme
Polícia Penal
Polícia Penal - (Foto: Divulgação)

Publicação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (2) regulamenta a atuação dos policiais penais nas atividades de guarda externa, transporte e escolta de presos.

Canal WhatsApp

As regulamentações abrangem as quatro unidades prisionais do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, em Campo Grande, assim como os estabelecimentos penais masculino e feminino de regime fechado de Rio Brilhante.

Conforme as portarias, a medida inclui também o presídio feminino de regime fechado e o estabelecimento penal de regime semiaberto masculino da Capital. Os serviços de escolta e transporte podem ser realizados tanto pelas equipes das unidades prisionais quanto em conjunto com o Grupamento de Escolta Penitenciário de Campo Grande (GEP/CG).

A iniciativa aumenta a eficiência na execução das ações, garantir a segurança dos policiais penais e promover uma economia de recursos. A portaria também prevê que, eventualmente, servidores habilitados possam apoiar outras atividades, conforme necessidade e interesse da administração, incluindo rotinas internas das unidades prisionais, desde que autorizadas pela Diretoria de Operações.

A Portaria Nº. 081, que entrou em vigor a partir da data de sua publicação, está alinhada com as legislações vigentes e inclui diversas unidades prisionais, como o Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Instituto Penal de Campo Grande, entre outros. Com essa publicação, as portarias 64/2023, 65/2023 e 67/2023 foram revogadas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop