BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
MUNDO

VÍDEO: Falha em cabo causou acidente com bondinho em Lisboa que deixou 16 mortos

Brasileiro ferido no descarrilamento relata momento de pânico ao ver o veículo vindo em sua direção; investigação aponta quebra em sistema de contrapeso

8 setembro 2025 - 09h45Redação
Brasileiro sobreviveu ao acidente com o bondinho da Glória em Lisboa e relatou momentos de desespero ao ver o veículo desgovernado
Brasileiro sobreviveu ao acidente com o bondinho da Glória em Lisboa e relatou momentos de desespero ao ver o veículo desgovernado - (Foto: Reprodução)

Um acidente com o tradicional bondinho da Glória, em Lisboa, matou 16 pessoas na quarta-feira (3) e deixou dezenas de feridos, entre eles o brasileiro Gustavo Scofano. O curador de cinema estava no local quando o veículo descarrilou. A causa foi a quebra de um cabo de sustentação, segundo relatório oficial divulgado neste sábado (6).

Canal WhatsApp

Gustavo Scofano relatou o susto em entrevista exibida no Fantástico, da TV Globo. Ele contou que teve apenas segundos para reagir antes do impacto.

“Vi o bonde vindo na minha direção, numa diagonal. Me joguei no chão com muita força. A sensação era de que eu ia morrer. Quando levantei, estava coberto de sangue, com ferimentos no rosto, nos braços e na cabeça”, descreveu.

O brasileiro foi levado ao hospital, recebeu atendimento e teve ferimentos suturados. No entanto, afirmou que as marcas mais profundas são emocionais. “Sinto um pânico constante, uma angústia que não passa. Tenho imagens que não consigo tirar da cabeça.”

O que causou o acidente - Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Ferroviários de Portugal (GPIAAF), o acidente aconteceu porque o cabo que liga os dois bondes do Elevador da Glória rompeu no ponto de fixação. A falha ocorreu no início da descida do bonde nº 1.

O sistema do Elevador da Glória é composto por dois vagões amarelos que operam em sentido contrário por um sistema de contrapeso. Eles percorrem um trajeto de 276 metros com desnível de 45 metros e inclinação de 18%, um dos mais íngremes da cidade.

O laudo preliminar indica que o rompimento do cabo causou a perda de controle e a descida desgovernada do veículo, que atingiu pedestres e outro bonde.

As vítimas confirmadas são de diversas nacionalidades: cinco portugueses, três britânicos, dois canadenses, dois sul-coreanos, um americano, um francês, um suíço e um ucraniano. Um alemão chegou a ser listado entre os mortos, mas foi encontrado vivo em um hospital de Lisboa.

Ao todo, mais de 30 pessoas ficaram feridas. O número pode subir, já que alguns pacientes ainda estão em estado grave.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas