Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de setembro de 2025 - 17h09
tjms
TRAGÉDIA

Polícia aponta falha em pouso como causa preliminar de acidente aéreo em MS

Laudo divulgado nesta segunda-feira (29) aponta que a aeronave tentou aterrissar após horário permitido e colidiu com árvore antes de cair em Aquidauana, a 134 km de Campo Grande, diz investigação

29 setembro 2025 - 12h40Carlos Guilherme
Polícia aponta que piloto tentou pousar após o horário permitido, o que teria provocado a queda do avião em Aquidauana
Polícia aponta que piloto tentou pousar após o horário permitido, o que teria provocado a queda do avião em Aquidauana - (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul divulgou no início da tarde de hoje (29) a causa preliminar do acidente aéreo que matou Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; Kongjian Yu, chinês considerado um dos maiores arquitetos do mundo; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista e Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista, na região pantaneira de Aquidauana, a 134 km de Campo Grande.

Canal WhatsApp

Segundo a investigação conduzida pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a queda aconteceu porque o piloto tentou pousar após o horário permitido para operações visuais.

O pouso foi realizado cerca de 30 minutos depois do limite estabelecido, que era às 18h09. A pista usada para a aterrissagem só é homologada para voos diurnos e a aeronave não tinha autorização para voar à noite.

1 - O arquiteto paisagista e urbanista chinês Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim; 2 - O documentarista Luiz Ferras está entre as vítimas; 3 - Cineasta Rubens Crispim 4 - Piloto Marcelo Pereira - (Foto: Reprodução)

Com a visibilidade já comprometida, o avião se aproximou desalinhado da pista. O piloto chegou a arremeter e iniciar nova tentativa de pouso. Durante a curva de realinhamento, a aeronave bateu em uma árvore de aproximadamente 20 metros de altura, a cerca de 300 metros da cabeceira da pista. O impacto provocou a queda.

Outras linhas de apuração - Além da dinâmica do acidente, a Polícia também investiga possíveis irregularidades ligadas às autorizações do piloto e do avião. Outro ponto em análise é o deslocamento pela Zida (Zona de Identificação de Defesa Aérea), área controlada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), sem a devida apresentação de plano de voo.

O inquérito é conduzido pela delegada Ana Cláudia Medina, diretora do Dracco, com prazo inicial de 30 dias para conclusão, podendo ser prorrogado conforme necessidade.

Os corpos de Rubens Crispim Júnior e de Luiz Fernando Ferraz serão velados em São Paulo, em cerimônias realizadas em hoje e amanhã. Rubens será velado hoje das 11h30 às 15h30, na Vila Alpina. Depois, o sepultamento acontecerá no Cemitério São Pedro, na zona leste da capital.

Luiz Fernando, por sua vez, será homenageado na terça-feira (30), das 9h30 às 13h30, na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, zona sul da cidade. O enterro está programado para o mesmo dia.

O corpo do piloto Marcelo Pereira Barros, que conduzia o avião, foi sepultado ainda no último sábado (27), em Aquidauana, onde a tragédia aconteceu. O velório ocorreu na Pax Universal e o enterro no Cemitério Parque Cidade Natureza.

A esposa e a filha do arquiteto chinês Kongjian Yu devem desembarcar no Brasil nesta quarta-feira (1º) para ajudar no processo de identificação. Elas fornecerão material genético que será comparado com o DNA já coletado pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas