Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de outubro de 2025 - 17h43
DP-Barros---Parabens-MS
EDUCAÇÃO

Prova Nacional Docente tem mais de 1 milhão de inscritos em sua primeira edição

Exame será aplicado no dia 26 de outubro e servirá como seleção para professores em 22 estados e 1.508 municípios

14 outubro 2025 - 13h15
Primeira edição da Prova Nacional Docente será aplicada no próximo domingo em 750 cidades do país
Primeira edição da Prova Nacional Docente será aplicada no próximo domingo em 750 cidades do país - José Cruz/Agência Brasil
Terça da Carne

A Prova Nacional Docente (PND), que será realizada no próximo domingo, dia 26, alcançou a marca de 1.086.914 inscritos em sua primeira edição. Apelidada de Enem dos Professores, a avaliação foi criada para apoiar estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino e também para avaliar a formação docente nas licenciaturas.

Canal WhatsApp

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a maior parte dos inscritos (51,58%) é da área de pedagogia, com 560.576 participantes. Em seguida, aparecem candidatos das áreas de letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).

Avaliação de 17 áreas da licenciatura - A PND vai abranger 17 áreas de licenciatura, entre elas: artes visuais, biologia, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (em diferentes combinações de idiomas), matemática, música, pedagogia e química.

A prova terá duas partes: uma de formação geral (com 30 questões objetivas e uma discursiva) e outra de componente específico, com 50 questões de múltipla escolha relativas à área de formação do candidato.

A prova tem dois públicos distintos:

Estudantes que vão concluir a licenciatura em 2025 e que estejam inscritos no Enade pelas instituições de ensino. Para esse grupo, a participação na PND é obrigatória para a conclusão do curso.

Professores já formados que queiram utilizar a nota da PND em concursos e processos seletivos das redes públicas que aderiram ao exame.

No total, 22 estados e 1.508 municípios utilizarão o resultado da PND como critério de seleção para contratação de docentes. A adesão é voluntária.

O estado de São Paulo lidera o número de participantes, com 253.895 inscritos, seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). Já entre os municípios, a capital paulista também está à frente com 84.633 inscritos, seguida pelo Rio de Janeiro (28.765) e o Distrito Federal (18.754).

Prova será aplicada em 750 cidades - A aplicação será conduzida pelo Inep em 750 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). A prova será aplicada das 13h30 às 19h.

Nos próximos dias, o Inep deve liberar o Cartão de Confirmação da Inscrição, com o local da prova, número de inscrição, horário, além de informações sobre atendimento especial ou uso de nome social, quando solicitados.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop