
Neste domingo, 26 de outubro, o Brasil realiza a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), com aplicação em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Apelidada de “Enem dos Professores”, a prova deve receber mais de 1 milhão de candidatos e será usada por estados e municípios que aderiram ao exame para selecionar profissionais da educação.
A aplicação segue o horário de Brasília:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 19h
O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como público-alvo estudantes de licenciatura em fase de conclusão do curso e profissionais formados interessados em atuar na rede pública.
Como será a prova?
Com cinco horas e meia de duração, a PND será dividida em duas partes:
Formação geral docente: 30 questões objetivas e 1 discursiva;
Componente específico: 50 questões de múltipla escolha voltadas para 17 áreas da licenciatura, como Pedagogia, Letras, Matemática, Educação Física, História, Artes Visuais, entre outras.
Locais de prova
O Cartão de Confirmação com o local da prova está disponível no portal da PND. Apesar de não obrigatório, o Inep recomenda que o documento seja levado no dia do exame.
Até agora, 1.508 municípios e 22 estados aderiram à PND como método de seleção de docentes, totalizando a maioria da rede pública nacional. São Paulo lidera em número de inscritos, com 253.895 confirmações, seguido de Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
Entre os cursos mais representativos, Pedagogia responde por mais da metade dos inscritos (560.576), seguido por Letras – Português (73.187) e Matemática (72.530).
A Prova Nacional Docente integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar e fortalecer a carreira docente. A iniciativa visa ampliar o número de professores efetivos na rede pública e garantir maior qualidade na educação básica.

