Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de outubro de 2025 - 19h10
TJMS
MEIO AMBIENTE

Às vésperas da COP-30, PF faz operação para combater extração ilegal de ouro na Amazônia

Ação conjunta com o Ibama mira extração ilegal de ouro e busca identificar financiadores do esquema; operação ocorre às vésperas da conferência climática em Belém

25 outubro 2025 - 16h10Aguirre Talento
Operação Hefesto II, da Polícia Federal, mirou esquema de extração ilegal de ouro no rio Madeira, na região da Amazônia
Operação Hefesto II, da Polícia Federal, mirou esquema de extração ilegal de ouro no rio Madeira, na região da Amazônia - Foto: Divulgação

Polícia Federal deflagrou, nesta semana, a Operação Hefesto II, com o objetivo de combater o garimpo ilegal de ouro e outros crimes ambientais no rio Madeira, em Rondônia, um dos principais afluentes do rio Amazonas. A ação acontece às vésperas da COP-30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Canal WhatsApp

Durante a operação, agentes identificaram dragas e balsas de médio e grande porte utilizadas para a extração em larga escala de minério.

“Durante as diligências foram identificadas dragas e balsas de médio e grande porte empregadas na extração, evidenciando atividade estruturada e com capacidade de extração em larga escala, distinta de práticas artesanais”, informou a PF em nota.

Devido à impossibilidade de remoção dos equipamentos, os agentes inutilizaram 49 embarcações e motores usados na atividade ilegal.

Garimpo e poluição

A ação também resultou na apreensão de celulares dos suspeitos e de frascos contendo mercúrio, substância altamente tóxica usada para separar o ouro do sedimento do rio. O Ibama participou da operação, que faz parte de um conjunto de ações integradas de combate ao garimpo ilegal na região amazônica.

O uso de mercúrio é considerado uma das principais ameaças ambientais e à saúde pública na Amazônia, contaminando a água, os peixes e as comunidades ribeirinhas.

Foco nos financiadores

Com as provas colhidas em campo, a Polícia Federal informou que a investigação agora busca identificar os financiadores e articuladores do esquema de mineração ilegal. A operação integra os esforços federais para coibir o avanço do garimpo nos rios amazônicos, especialmente em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP-30, evento que colocará o país no centro do debate climático mundial.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop